segunda-feira, outubro 19, 2015

"O Bom Filho à Casa Torna"!

Casa de um "cristão-novo", pegada a casa onde nasci.
Rua do Terreiro, Vila Chã, Fornos de Algodres 

Como me considero "bom filho", sempre volto com muito prazer a "casa", e casa para mim, é a minha "Terra d'Algodres"!
E porque é assim, ainda recentemente estive junto á casa onde nasci, e, junto dela, no solar da Família Soveral Pedroso, com a sua capela de Nossa Senhora do Carmo, na minha querida Vila Chã (d'Algodres), onde fui recebido como família, pelo meu amigo João Serrão e sua esposa.
Ai pude relembrar tempos de meninice, e apreciar a recuperação de um antiquíssimo solar, seus jardins e quintal, que a família Serrão actuais proprietários,  optou por dedicar ao Turismo de Habitação, e que eu recomendo vivamente!

Mas este artigo tem também outra finalidade, é a volta a casa, do antigo nome deste "blog", que iniciado em Agosto de 2005, teve o titulo de: "Judeus em Terras de Algodres".

Agora chamo-o "Judeus na Terra D'Algodres", mas a finalidade continua a ser a mesma.
O facto de ser na "Terra", em vez de "Terras", é pelo facto de que tanto na época medieval, quando na carta de povoação concedida por D. Soeiro Mendes, esta era a "terra de Algodres", portanto uma única unidade.
Mas ainda mais hoje, quando toda esta "Terra" é a "unidade" do actual município de Fornos de Algodres!



Sem comentários: