domingo, junho 24, 2012

Os "Mendes" de Caceres, do Casal Vasco!

Uma das freguesias do município de Fornos de Algodres, onde se podem admirar muitos vestígios de "judeus" ou "cristãos-novos", e na de Casal Vasco, a começar com o solar dos "Mendes" de Caceres, que embora aparecendo  nos documentos oficiais, como "cristãos-velhos" deixaram bem patente no seu património a sua evidencia "marrana"! (de notar também, que entre os processados pela inquisição, aparecem varias pessoas de apelido "Caceres")!
Para quem não saiba, as construcoes de judeus são por principio, desalinhas ou de outra forma pouco uniformes, porque de acordo com a tradição judaica, a única construção perfeita, depois da destruição do templo de Jerusalém, no ano 70 da nossa era, só poderá ser o novo templo que será edificado aquando da vinda do "Messias"!
E porque e assim, o solar dos "Mendes" de Caceres, construção com origem no século XIV, embora aparentemente bem equilibrado, tem todas as suas quatro enormes janelas, completamente diferentes, como podem ver aqui:
Para alem disto e, porque os judeus tem que ser enterrados em terras não contaminadas, e que eles construíram para servir de seu cemitério, a capela de Nossa Senhora da Encarnação, que por sinal não tem nenhuma cruz a encimar a fachada e tem em toda volta uma cercadura de ameias! Vejam ate que os portais a exemplo das construcoes judaicas, são rectos e com pedras cortadas em ângulo de 45 graus!
Ora vejam como foi fácil iludir, os desconhecedores dos segredos do povo judaico, enquanto aparentemente se pretende praticar uma fé que não se tem!

segunda-feira, junho 04, 2012

Amelia Pinto Pais, R.I.P.!





Mais uma ilustre "D'Algodrense" nos deixou, faleceu no passado Sabado dia 26 de Maio, a Professora, Escritora, Ensaista historica, e uma grande amante de "Camoes": Dra. Amelia Pinto Pais!

A residir em Leiria ha ja bastantes anos, era no entanto natural do Municipio de Fornos de Algodres, tinha raizes em Cortico, Algodres, e creio que na Matanca.
A cultura do nosso pais ficou mais pobre, e a nossa terra, perdeu uma das nossas ilustres figuras.
Nao seria de todo descabido, que a Camara Municipal, lhe dedica-se uma das tantas ruas, que na vila ainda nao tem toponimo!