terça-feira, dezembro 13, 2011

13 de Dezembro, Dia de Santa Luzia e Infias!

Santa Luzia e a co-patrona da freguesia/paroquia de Infias, no municipio de Fornos de Algodres. Desde tempos imemoriais, ela e colocada quase em pe de igualdade com S. Pedro, dentro do coracao das gentes desta linda e airosa vila!
Embora oficialmente e provavelmente desde os primeiros tempos do cristianismo, seja S. Pedro Apostolo o padroeiro, sempre Santa Luzia mereceu tambem preferencias por parte por habitantes de Infias.
Ja quando nos anos vinte do seculo XX foi construida a fonte, pelo governo da ditadura, ai foram colocados em destaque dois paineis de azulejo, com estes dois santos da predileccao, das gentes desta terra.
Durante os anos oitenta e devido a expancao da area urbana da freguesia, foi dedicado a Santa Luzia, um pequeno espaco de terreno no Bairro do Eiro, e ate ai chegou a ser colocado um pequeno monumento com uma lapide que chegou a ser ajardinado!
Era de facto uma area pequena e sem grande visibilidade, mas ate ha algum tempo, existiu por parte da populacao, vontade para a construcao de uma pequena capela, coisa que nunca avancou por falta de meios e ate por desinteresse por parte do paroco.
Entretanto e porque se encontrava desactivado o antigo terreno, onde outrora existiu um campo de futebol, junto ao cruzeiro dos centenarios, decidiu e bem, a actual junta de freguesia, construir nessa area um parque urbano, e nele colocou em lugar de destaque, um belo monumento com uma estatua de Santa Luzia em pedra.
Embora ainda se nao encontre terminado, este parque tem todas as condicoes, para ser uma das areas mais bonitas do Municipio de Fornos de Algodres, pois para alem do enquadramento, daqui se podem admirar das mais belas paisagens sobre a encosta norte da "Serra" a Estrela claro!
Faco sinceros votos que a bendita agregacao de freguesias, que inevitavelmente afectara Infias, em nada possa afectar a concretizacao final, deste lindo parque situado na Serra da Esgalhada na vila de Infias!