terça-feira, agosto 19, 2008

Tres Anitos!

Com o titulo "Judeus em Terras de Algodres" iniciou-se este humilde blogue a tres anitos, feitos no passado dia 11.
Mais tarde mudei-lhe o titulo para um mais curto, mas continua com basicamente a mesma tematica, muitas vezes complementada com outros assuntos da minha regiao, quase sempre versando a historia, (a minha paixao).
Ultimamente assuntos pessoais e profissionais, nao me tem dado tempo a actualiza-lo com a frequencia que desejava, pelo que expresso as minhas desculpas.
Faco no entanto uma promessa, continuo com vontade de continua-lo por uns anitos mais.
Agradeco todas as visitas amigas e os vossos apreciados comentarios e, continuamos a ver-nos por ai na "blogosfera".

A TODOS UM BEM BEIRAO "BEM HAJAM"!

sexta-feira, agosto 08, 2008

As Janelas do Solar dos "Caceres"!


Aqui vos mostro as janelas, da Casa Grande do Casal Vasco, solar que foi da familia Mendes de "Caceres".

De acordo com os entendidos, o facto de todas elas serem diferentes, indicia influencias judaicas na sua construcao! Sera?

domingo, agosto 03, 2008

"Caceres", Cristaos Velhos ou Novos!

E algo estranha a vinda dos Mendes de "Caceres", de Castela para o reino de Portugal durante o seculo XIV! Nessas alturas, foi quando naquele reino aconteceram varias perseguicoes e revoltas contra os judeus, tendo sido destruidas varias judiarias nas principais cidades de Castela.
Tambem e estranho que fidalgos de "sangue limpo" tivessem escolhido a pequena e remota aldeia do Casal Vasco no concelho de Algodres, para fundarem o seu solar, e nao alguma maior vila ou cidade portuguesa!
Eu ja tinha encontrado pessoas de apelido "Caceres" investigadas, nos arquivos da inquisicao portuguesa, embora possam nao ser familiares destes, no entanto a proximidade com Linhares deixa-nos algumas duvidas. Tambem ai encontrei investigado; um "Melo" do Ramirao (antiga freguesia, presentemente englobada na do Casal Vasco) que foi casado com uma senhora originaria da familia "Melo de Caceres".
No entanto ainda fiquei com mais duvidas, quando nas recentes "Jornadas Judaicas da Beira Interior", se faz referencia ao Solar dos Caceres de Casal Vasco, onde afirmam, se podem ver influencias do "marranismo" peninsular.
De facto, tambem a mim ja me tinha parecido estranho, o facto das grandes janelas daquela casa, possuirem todas trabalho em cantaria, diferente umas das outras!
Por isso a minha pergunta, nao teram os "Caceres" origem judaica, e ter-se-iam convertido no seculo XIV, a altura da vinda para Portugal?