segunda-feira, outubro 29, 2007

"Iesu Hominum Salvatore", Rua Direita - Algodres!


Junto da casa, sobre a qual coloquei a entrada do dia 12 de Outubro, encontra-se creio que reposicionada, sobre a entrada de um patio, ou uma garagem, esta pedra em que se ve claramente a gravacao que apresento: E um monograma muito em voga a partir do seculo XVI, que significa: Jesus Salvador dos Homens!

Este emblema, em que por vezes o H e carregado com uma cruz, como e o caso presente, ainda hoje e usado pela igreja catolica. Foi no entanto adoptado pela Companhia de Jesus, ("Jesuitas") fundada por Inacio de Loyola. Esta "Companhia" dedica-se a defender a fe Catolica Romana, desde a sua fundacao, em tempo da Reforma Protestante desencadeada no centro da Europa!

Ora em Portugal, pouco ou quase nenhum efeito teve o protestantismo, pelo que a obra jesuitica, foi mais direcionada para a envangelizacao os novos territorios da America, Asia e Africa, onde os portugueses se estabeleceram e para a cristianizacao dos recem "convertidos" judeus, ou "cristaos-novos", como passaram a designar-se.

De notar tambem que mais tarde, muitos padres jesuitas portugueses, foram originarios de familias de "cristaos-novos", sendo um dos mais conhecidos o padre Antonio Vieira, dai nao admirar a sua defeza dos judeus, tendo sido por esse motivo perseguido pela "Inquisicao".

A Companhia de Jesus desempenhou em Portugal, tambem um enorme trabalho educacional das populacoes, em tempos em que nao existiam escolas, fundando varios colegios por todo o pais e ate uma universidade em Evora. Um desses colegios existente na nossa regiao da Beira, (infelizmente arruinado) ficou famoso por nele ter estudado o escritor Aquilino Ribeiro; e o Colegio da Lapa, no concelho de Sernancelhe.

Nao tenho a certeza que esta gravacao, que tambem ja foi divulgada pelo meu amigo Nuno Soares aqui: http://algodres.blogs.sapo.pt/arquivo/875699.html, tenha sido mandava fazer por um judeu convertido, mas e muito provavel que sim!
Ps: Como se pode depreender pela fotografia publicada no link acima, podemos ver que a gravacao e a mesma, mas presentemente nao se encontra como estava originalmente. A minha fotografia data de Julho passado, mas eu gostaria muito mais de a ter tirado na posicao original!

terça-feira, outubro 23, 2007

Algodres; outra gravacao cruciforme!


Situada tambem nas imediacoes da Rua Direita de Algodres, aqui vos apresento a fotografia de outro umbral da porta de uma casa, em que se pode ver muito bem gravada, uma pequena cruz.
Tambem esta gravacao tem forma de cruz latina, e encontra-se no umbral direito, coisa que parece ser a regra nesta antiga vila.

terça-feira, outubro 16, 2007

Outra Gravacao na Rua Direita!


Da ja referida Rua Direita, da antiga vila de Algodres, aqui vos apresento uma outra gravacao, tambem esta se encontra no umbral direito da porta. A cruz tem a forma latina, com o pe bastante comprido e encontra-se um pouco erruida no centro.

Para esta porta que se encontra no andar superior da construcao, sobe-se por uma escadaria de granito, material usado em toda a construcao, que se encontra bastante degradada!

segunda-feira, outubro 15, 2007

Sera que continuamos a ser o "Pais de brandos costumes"!!!


Talvez tenha passado despercebida a muita gente, a relativamente recente profanacao do cemiterio judaico de Lisboa, feita por dois energumenos um deles ate chamado "Isaque".

Felizmente a percentagem de intolerantes declarados em Portugal nao e ainda grande, mas e um paradoxo que num pais que e descendente na sua origem, de povos de varias regioes tao diferentes entre si, isto para so falar nos Iberos e Celtas. Ainda tenha a pertencao de defender a pureza da raca.

Por favor leiam o que sobre este tema, escreveu o meu amigo Nuno Guerreiro Jesue, no: http://www.ruadajudiaria.com/

Nao necessitamos de gostar uns dos outros, mas ou menos toleremo-nos!

sexta-feira, outubro 12, 2007

Os "judeus" da Rua Direita!


Em Algodres tera sido na Rua Direita e proximidades, que teram vivido os judeus ate que foram obrigados a ser "cristaos-novos", pois e nesta area da antiga vila, que se podem encontrar as varias gravacoes cruciformes e semelhantes, atribuidas a esta gente.

Em Julho passado, numa passagem muito rapida por ali, pude constactar mais algumas dessas gravacoes, por mim ate essa altura desconhecidas, que passarei a apresentar aos meus amigos leitores:

Esta que se ve na fotografia, encontrei-a numa casa ja em estado ruinoso, junto a uma outra construcao, em que se encontra uma gravacao com o emblema da eucaristia.

Pode ver-se na umbreira direita da porta de uma casa que se encontra coberta por um pequeno alpendre. A particularidade desta gravacao e o facto da cruz nao ser latina, e ser em forma de X. Se nao fosse com esta forma, poderia muito bem ser uma cruz da Ordem de Cristo!

quarta-feira, outubro 10, 2007

Os judeus e o foral de Algodres!

Desde a fundacao e durante os primeiros 350 anos da nossa nacionalidade, sempre os nossos reis se apoiaram e usaram os judeus em varias areas, mas fundamentalmente; na financeira, administrativa, na medicina, astronomia, etc.
Para alem do clero catolico, era neste grupo de cidadaos que naqueles tempos, se concentrava a cultura mais erudita: "Toda a cidade onde nao haja educacao e cultura, e uma cidade morta!".
Um dos muitos exemplos disto que afirmo, pode ser visto na parte final do foral de D. Dinis a Algodres:
"... Dada em Lisboa seis dias de Marco, ElRey o mandou per Goncalo Annes Dayam de Braga, e per Pedro Esteves seu vassalo, he pelo Arraby Bartolomu Peres a fez: era de mil e trezentos e quarenta e nove anos. Decanus vidit. Eu Judas Arraby a vy."
(Pag. 296, Terras de Algodres.)
So neste documento aparecem mencionados dois "Arrabys", (Rabis) o que e significativo!
O ano de 1349, corresponde a era de Cezar, a qual temos que retirar 38 anos, pelo que pela nossa era, o foral data de 1311!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Viva o dia 5 de Outubro!!!


Diram os meus amigos leitores: Mas que raio de monarquico e este! De facto nao faz sentido um monarquico dar vivas ao 5 de Outubro.

Acontece que eu nao estou a victoriar a data em que foi implantado o regime republicano, regime esse em que nao lhe consigo encontrar vantagens nenhumas, estou isso sim a victoriar uma data que tem muitissimo mais que ver com este nosso pais, que tem ja quase novecentos anos.

Foi no dia 5 de Outubro de ano de 1143, que o rei de Leao; que a altura era o senhor desta parte da peninsula, reconheceu a independencia do Reino de Portugal e a soberania do nosso querido Rei D. Afonso Henriques, no Tratado assinado na cidade de Zamora!

Creio ate que devido a este facto real, historico e documentado, que neste dia e que se deveria celebrar o dia de Portugal, deixando o 10 de Junho para o nosso Camoes unicamente!

Esta e simplesmente a razao porque este humilde monarquico; grita a plenos pulmoes: Viva o 5 de Outubro; Viva Portugal!

segunda-feira, outubro 01, 2007

O Jardim e a data de 28 de Maio!


Junto ao edificio da Camara Municipal da vila de Fornos "d'Algodres", encontra-se um pequeno jardim, que provavelmente muita gente desconhece o toponimo; e o "Jardim 28 de Maio". Embora sem estar cem por cento certo, creio que este toponimo tem que ver com a revolucao acontecida nesse dia no ano de 1926, quando foi derrubada a primeira republica e instituida a Ditadura Militar, que daria origem em 1933, ao regime que vigorou em Portugal ate ao dia em que floresceram os cravos nas G-3.

Digo isto, nao so pelo nome atribuido ao jardim, mas tambem pelos enormes retratos ainda hoje existentes na escadaria da Camara; um do General Gomes da Costa e outro do Marechal Carmona, as duas maiores figuras dessa revolucao. Isto por si so, e talvez exemplo mais que necessario, para mostrar o quanto conservador e o meu municipio (ou uma parte dele).

Ora o que provavelmente muitos dos meus conterraneos nao sabem, e que a data de 28 de Maio, tem muito mais que ver com Fornos, do que a revolucao militar do ano de 1926.

Tive ultimamente conhecimento atravez do meu amigo Nuno Soares: http://algodres.blogs.sapo.pt/, que D. Dinis concedeu a esta vila, um foral no dia 28 de Maio de 1310, (1348 da era de cesar) quer isto dizer que sem o saberam, os autarcas que deram este toponimo ao jardim, estavam a escrever direito por linhas tortas!

Queria sugerir ao responsavel pelo site municipal que corrigi-se a parte historica referente a vila de Fornos, porque a raiz destes novos conhecimentos, sim Fornos teve foral por D. Dinis em 1310, ate antes de Algodres que o teve em 1311!
Tambem nao seria descabido, mudar o feriado municipal para o dia 28 de Maio, nao que eu tenha algo contra o Sao Miguel Arcanjo, muito pelo contrario, mas creio que os feriados municipais deveriam refletir realidades historicas municipais e nao ser dias religiosos!