sexta-feira, junho 29, 2007

Vou ate as "Terras de Algodres" se D*us permitir!

Esta e a ultima entrada escrita desde os "States", a partir de amanha andarei pela "terra das couves", (como se diz por ca) isto se o aviao nao cair.
Provavelmente durante as proximas tres semanas, serei menos assiduo tanto em visitas a "blogs" amigos, como com entradas nos meus. Dedicar-me-ei a andar por ai com a minha maquina fotografica, a tentar encontrar nao so "vestigios judaicos", mas tambem tudo quanto esteja relacionado com a historia e arqueologia, para ralacao da minha esposa que diz que so gosto de pedras velhas!!!
Estam nos meus planos, visitas a Beira Baixa e Idanha-a-Velha, a Coimbra e Conimbriga, a Leiria e Marinha Grande e a Tras-os-Montes pelo menos, mas como o tempo nao e demasiado a ver vamos.
Deixo-vos um abraco de amizade, entretanto!

segunda-feira, junho 25, 2007

O Vale de Alto Mondego!


"Algodres em cima, Fornos em baixo e Infias no meio"!!!
(Carreguem no "link" do titulo.)

sexta-feira, junho 22, 2007

Gastronomia; Junto da Natureza e Historia para criar tradicao!

Recinto da "Senhora dos Milagres"!

Pois de D*us quizer, sera nesta zona ainda arborizada, ali junto ao santuario da "Senhora dos Milagres", que voltarei a encontrar alguns amigos "blogsfericos" ja conhecidos, e espero conhecer outros ainda virtuais!
Vai ser um encontro desejado mas um pouco em cima da hora, pois a minha chegada sera no dia anterior, pelo que tudo sera improvisado mas creio que correra bem.
Ca volta a ficar o meu convite, para todos os que queiram aparecer.
Venham ate as "Terras de Algodres", conhecer uma realidade diferente, desta zona da "Beira Serra"!

terça-feira, junho 19, 2007

III ENCONTRO GASTRONOMICO!

"Nicho" de Nossa Senhora dos Milagres, Muxagata, Fornos de Algodres.

Depois de se deslocarem da "Fraga da Pena", (castro do inicio da idade do ferro) sera junto ao "Nicho da Senhora dos Milagres", que acontecera este terceiro certame gastronomico.
E uma excelente oportunidade, para junto da Arqueologia, Historia e Tradicao, se conhecer esta realidade da "Beira-Serra". Creio que o melhor e faze-lo, provando a gastronomia " forno algodrense"!
Passem por aqui: http://aquidalgodres.blogspot.com/2007/06/iii-encontro-gastronomico.html e saberao mais.

sexta-feira, junho 15, 2007

Mata (Quinta da Mata Gata) e Santo Antonio!

Capela de Santo Antonio - Mata.

Tendo ja passado o dia 13, data aniversario da morte do "nosso" Santo Antonio e, da maior parte das festividades em sua honra, lembrei-me de que ainda nao tinha publicado nenhuma entrada, sobre a terra dos meus avos maternos. Pelo que voltando ao tema "antonino", vou falar um pouco da aldeia da Mata. (antiga Quinta da Mata Gata).

Nesta aldeia em acentuada desertificacao, encontra-se um dos templos municipais que honram o santo dramaturgo. E uma bonita capela barroca, que se encontra muito bem conservada, gracas em parte a colaboracao de emigrantes "matenses" no Brasil.
Ainda me lembro de possuir no lado direito, um pequeno campanario contemporanio da construcao original, mas no seculo passado decidiram destrui-lo para alargar a rua e, construiram a torre sineira que se ve na imagem. Menos mal que usaram granito regional e provavelmente daqui a umas dezenas de anos, ainda se vai pensar que pertence a construcao original!

Esta capela esta de certa forma ligada a minha familia, pois no seu interior existe uma imagem da Virgem Maria, que possui uma cabeleira feita com cabelo da minha avo, que faleceu quando a minha mae tinha 10 anos!

terça-feira, junho 12, 2007

Uma Oracao a Santo Antonio!

Em vespera do dia em que se celebra o Santo Antonio de Lisboa, ou sera de Padua?
Fui incentivado por uma amiga leitora, pelo que decidi ver como andava a minha inspiracao. Saiu entao esta quadrazita:

Neste mundo da "blogosfera",
Muitos amigos conhecemos.
Fico pedindo a Santo Antonio,
Para que todos nos amemos.


Para todos os amigos lisboetas, onde incluo a amiga Maria Joao; http://www.sulista.blogspot.com/, um feliz feriado!

segunda-feira, junho 11, 2007

Igreja de S. Miguel, Matriz de Fornos de Algodres!

Portal da Igreja de Sao Miguel; Matriz de Fornos de Algodres.


Embora alguns autores, entre os quais Pinheiro Marques (Terras de Algodres) e Paula Figueiredo (http://www.monumentos.pt), afirmem que a Matriz de Fornos so a partir do seculo XVI passou a ter como patrono S. Miguel. Sabe-se que isto nao e verdade, pois ja em 1258, era intitulada por "Sanctis Michaelis" (inquiricoes de D. Afonso III).

Existem registos da existencia desta igreja pelo menos desde 1170, sendo nesta altura aqui que os colonos da Granja da Figueirola (Figueiro da Granja) recebiam os sacramentos.

Em 1320 foi esta igreja taxada por D. Dinis em 50 libras portuguesas para ajudar a guerra contra os mouros, e em 1583 era uma Abadia do padroado real.

Do templo de fundacao medieval ja nada resta, mas estava localizado no mesmo local da igreja actual, naquela altura fora da povoacao. Tal como regulavam as normas canonicas, a construcao estava orientada de nascente para poente, ficando o portal principal virado a poente.

Ora acontece que estando situada numa rua ingreme, com o portal virado para a encosta, acontecia ser palco de frequentes inundacoes, devidas chuvas e tempestades, que traziam pela rua abaixo enormes quantidades de agua. Pelo que no seculo XVI (1576) ordena o visitador eclesiastico, a construcao de uma nova igreja virada a nascente, para obviar estes inconvenientes.

Ja nos seculos XVII e XVIII foi este templo reconstruido e alteado, as obras duraram muito tempo, tendo a dada altura os servicos paroquiais, sido transferidos para a Igreja da Mesericordia, so voltando esta igreja a ser paroquial em fins do seculo XIX. A torre sineira so foi terminada ja na primeira metado do seculo XX.

terça-feira, junho 05, 2007

Igreja de "Sancta Maria Maior", Algodres!

Igreja Matriz de Algodres.

Depois de me referir as medidas padrao, que se encontram gravadas numa coluna, do portal da igreja de "Sancta Maria" da vila de Algodres. Venho agora apresentar a fachada principal da igreja.

Acredita-se que seja a mais antiga igreja destas terras, embora as referencias documentais mais antigas sejam do seculo XIII, supoe-se que datara de antes da fundacao da nacionalidade!

A fachada foi re-edificada no seculo XVIII, e da original restara unicamente o portal. E interessante embora que singela.

sexta-feira, junho 01, 2007

A Igreja Medieval, e as suas funcoes!

Fotografia retirada do http://algodres.blogs.sapo.pt. da coluna do portal da Igreja Matriz de Algodres.

Na epoca medieval, a igreja (catolica) tinha uma funcao muito mais vasta que a divulgacao da fe.

Um dos exemplos dessas funcoes ainda hoje pode ser admirado na Igreja Matriz da vila de Algodres; numa das colunas do portal principal dessa igreja, podem ver-se gravadas, as medidas da "Vara" e da "Braca", (com cedilha) por que tinham que se regular os povos das "Terras de Algodres"!