terça-feira, maio 29, 2007

As Rosas da Minha Vida!




"Rosas do meu quintal, neste final de Maio"

Desde os meus mais tenros anos, que comecei a gostar de rosas, o primeiro poema (se e que se podia chamar poema) escrevi-o com nove anos, e foi sobre o "Milagre das Rosas", como sabem nele esteve envolvida a Rainha Santa Isabel, que nao e so a padroeira de uma cidade que adoro: Coimbra, como tambem e a patrona da igreja da Gabela, Angola, cidade que me viu crescer.

De Coimbra gosto muito,e de muitas coisas, mas e principalmente do fado coimbrao, que tao bem foi interpertado e tocado pelos; Antonio, Francisco e Horacio Menanos, que eram naturais do meu municipio, mas com isto ja me ia a esquecer das rosas.

Porque gosto de rosas mesmo sem ser grande jardinheiro, tambem cultivo algumas especies, nesta especie de quintal que tenho por traz da minha casa, aqui onde resido.

Tambem foram as primeiras especies florais que plantei, na minha casa portuguesa, que se encontam um pouco abandonadas, pois so ai tenho ido uma vez por ano, com a excepcao infeliz do ano passado.

As rosas sao faceis de tratar; podas, regas e algum fertilizante e todo quanto necessitam, sao lindas e so tem um defeito que sao os espinhos. E como a vida, que nao tinha beleza nenhuma, se nao tivesse tambem alguns espinhos


sábado, maio 26, 2007

Os "Pacos do Concelho"! ( 2)

A "Camara Municipal de Fornos" vista de noite!

Embora seja uma fotografia nocturna, creio que ilustra bem o tamanho do letreiro e do brazao, a que me referi na entrada anterior sobre este tema.

Bem sei que Fornos de Algodres e um municipio em que a gente de idade avancada, e cada vez em maior numero. (pudera os novos nao tem trabalho!)
Tambem sei que com o aumento da idade, tendemos a ter mais dificuldade em ver em ponto pequeno.
Mas fazer este brazao e letreiro "modernistas" em ponto tao grande, nao tera sido para obviar a falta de vista dos cidadaos. E certamente para mostrar a quem ainda consegue ver alguma coisa; a parolice visual de quem os concebeu, para um edificio que ja vai na segunda centena de anos!

terça-feira, maio 22, 2007

Proverbio Judaico!

Para desanuviar um pouco o ambiente, enquanto aguardo uma fotografia para complementar o "post" anterior. Decidi colocar aqui neste sitio, que tem focado a "heranca judaica", um proverbio "Yedish":

"SE VIRES O TEU INIMIGO CAIR, NAO TE ALEGRES. MAS TAMBEM NAO O AJUDES A LEVANTAR"!

Que me dizem os meus amigos a isto?

Pelo menos nao e hipocrisia, digo eu!

domingo, maio 20, 2007

Os "Pacos do Concelho"!

Camara Municipal de (Fornos) d' Algodres!

Construido em principio do seculo XX, e dos poucos edificios municipais antigos, do distrito da Guarda, construido para o efeito. Passados poucos anos da sua construcao, foi pasto de incendio ficando unicamente as paredes, foi reconstruido e assim se manteve praticamente ate principios do presente seculo, quando foi novamente reconstruido e adaptado o seu interior de acordo com as necessidades modernas.

Foram obras excelentes e so foi pena nao as terem utilizado, para cumprir a lei que obriga a acessos sem barreiras, pois um elevador e algumas rampas deveriam ter sido consideradas.

Nessa altura lembrei a quem de direito que no timpano, ficaria muitissimo bem o "escudo municipal" esculpido no granito regional. Isto nao foi considerado e ate me foi dito que nao o foi, pelo facto de ai nunca ter existido e ficaria fora do conjunto da construcao original.

Acontece que passado pouco tempo, foi foleiramente colocado um escudo construido com materiais modernos, de um lado da varanda central e em ponto enorme, e do lado oposto tambem em ponto grande o letreiro "Camara Municipal".

E certo que assim ninguem se engana, mas qualquer pessoa com um pouco de sentido comum, ve que isto sim, se encontra desenquadrado da construcao, ja para nao falar dos aberrantes holofotes tambem ai colocados!

Vou ver se consigo encontrar uma fotografia actual, pois esta que ilustra a entrada, foi de antes dessa "parolissima ideia"!

sexta-feira, maio 11, 2007

O "Rabi"dono da malhada!

Estandarte da freguesia da Muxagata.

Ja aqui: http://dalgodres.blogspot.com/2006/11/judeus-tambem-na-muxagata-dalgodres.html , referi a presenca judaica na Muxagata, embora convicto de que essa comunidade nao tivesse sido em grande numero.

Entretanto foi recentemente publicada no blog do amigo Nuno, o seguinte artigo: http://algodres.blogs.sapo.pt/arquivo/1068268.html . Ora este artigo, veio-me trazer algumas duvidas!

Na demarcacao do "couto" da Muxagata, pertencente a comenda de Santa Ovaia da Ordem de Cristo, feita no seculo XV, e referida a "malhada do Rabi galgo". Supondo que era propriedade de um "Rabi" ou mestre judaico, de onde era entao este "Rabi"?

A ser das "terras de Algodres", so poderia ser, caso por ca tivesse havia uma comunidade judaica de alguma relevancia, coisa que ate o presente nao foi confirmado. Entao vamos colocar outra hipotese:

Sabe-se pelas inquiricoes de 1257 de D. Afonso III, que a Muxagata embora dentro do reguengo e concelho de Algodres, era possuida aquela altura pelo alcaide de Celorico e por outros homens daquela localidade. Ora sabendo-se da existencia ai de uma comunidade judaica de alguma expressao, sera que esta "malhada" seria ou teria sido propriedade do "Rabi" de Celorico?

domingo, maio 06, 2007

"Cristaos-Novos" (ou Judeus) em Juncais!

Ponte de Juncais sobre o Rio Mondego; construida em meados do seculo XIX, sobre os restos de uma outra "romana", mandada destruir por Beresford em 1810, para atrazar a terceira invasao francesa.



A freguesia de Juncais que ate meados do seculo XIX, estava incluida no concelho de Linhares, tambem teve habitantes de religiao judaica. Isto ate nem e de admirar porque na vila medieval de Linhares da Beira, existiu uma das importantes comunidades hebraicas da nossa regiao.

Nesta freguesia onde passava um caminho romano, deveria ter havido mais familias judaicas, que teram passado aos vindouros, as artes manuais ainda praticadas aqui, no entanto ate ao presente so consegui descobrir a seguinte evidencia:

Existe no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o processo 7390, da Inquisicao de Lisboa, de 04/11/1660 -17/08/1664, que refere o seguinte:

Processo de Antonio Fernandes Nunes,
1/2 cristao-novo, acusado de Judaismo, com a profissao de Mercador, natural de Juncais, termo de Linhares, morador na Covilha, de 42 anos de idade, filho de Simao Fernandes Carvalho, cristao-novo, mercador e de Catarina francisca, crista-velha, Casado com Maria Henriques, crista-nova, segunda mulher. Sentenca: confisco de bens; ir ao Auto de Fe; abjuracao em forma; carcere e habito penitencial perpectuo; penitencias espirituais.

Como vemos uma das finalidades dos processos contra os "cristaos-novos" era o confisco de bens!

Tambem e interessante de notar, que um antigo judeu adoptou o apelido "Carvalho". Sao casos isulados como este, que fizeram com que se institui-se o "mito"; "de que todos quantos tem apelidos de arvores tem antepassados judeus". Como e sabido embora possa acontecer em casos como este, isso nao e verdade na grande maioria das vezes, embora muita gente continue a propagar o "mito".


quarta-feira, maio 02, 2007

ALGODRES, o Pelourinho e o "blog" mais antigo,

Pelourinho da vila de Algodres.

E sem duvida nenhuma, um dos pelourinhos mais bonitos e altivos da "nossa Beira". Nao consegui resistir sem "roubar" esta fotografia ao blog amigo: http://algodres.blogs.sapo.pt,
que completa 2 anos de existencia. Tanto quanto tenho conhecimento, foi o primeiro "blog" referente ao municipio de Fornos de Algodres, foi tambem quem me inspirou a enveredar pelo mundo "bloguistico".
Quero dar ao meu amigo Nuno Soares os parabens, e enviar-lhe um abraco serrano de BEM HAJA!

terça-feira, maio 01, 2007

O Granito e as Casas da Beira!

Casas tipicas de Figueiro da Granja. Fotografia obtida do site municipal: http://www.cm-fornosdealgodres.pt

Era outrora o material mais barato, pelo que as casas das nossas aldeias da Beira, eram quase todas construidas em granito.
Algumas delas mais tarde foram rebocadas a cal ficando de facto as aldeias mais claras, no entanto no ultimo quartel do seculo passado, muita da nossa gente decidiu remover o reboco e deixar as pedras a mostra. Muitos pintaram as juntas de branco e outros ate de preto, mas digam la, se nao ficam muito mais bonitas casas como as da imagem!
Podemos tambem ver nestas construcoes algumas particularidades; o "balcao" com guarda e a sua escada larga, e as janelas de "guilhotinha" a indiciar a pouca altura de pe, destas habitacoes!