terça-feira, abril 24, 2007

Concelho de "ALGODRES" ou de Fornos de Algodres?!

Brasao da Vila de Algodres: Coroa real aberta, por ter sido uma "terra reguenga" durante a primeira dinastia; Cruz da Ordem de Cristo, pelo facto da Igreja ter sido uma Comenda daquela Ordem. Tres ramos de oliveira; por ser terra de boa apetencia agricola, na qual impera a oliveira. O verde, por ser a cor que cobria os nossos montes e vales, e o branco-prata, da neve que de ca se avista, na Serra da Estrela em frente.


Hoje vou talvez surpreender muita gente; O concelho de "Algodres" nunca foi extinto, e o concelho de "Fornos de Algodres" nao existe!!!

Para que nao pensem que estou a delirar, vou passar a explicar o que realmente se passou e referir os documentos que o atestam:

Pelo decreto de 6 de Novembro de 1836, foram entre tantos, extintos os concelhos de: Penna- Verde, Matanca, Figueiro da Granja, Fornos, Infias e Casal do Monte. Tendo sido pelo mesmo decreto, incorporados no concelho "d'Algodres" com sede nesta vila.

Isto mesmo e confirmado pela reforma judiciaria seguinte, decretos de 29 de Novembro de 1836 e 13 de Janeiro de 1837; ficando a pertencer a comarca de "Gouvea", os concelhos de Algodres, Cea, Celorico, Ervedal, Gouvea, Linhares, Loriga, Penalva d'Alva e Sandomil. (a titulo de curiosidade, Algodres era terceiro concelho maior, com 1.876 fogos)

No entanto esta reforma foi sol de pouca dura, porque provavelmente os "Cabrais"(naturais de Fornos e politicos e governantes na altura) devem ter movido influencias, e pelo Decreto de 12 de Junho de 1837, houve varias alteracoes, o paragrafo 12 diz textualmente o seguinte:

A Cabeca do Concelho d'Algodres, no Distrito Administrativo da Guarda, passara para a villa de Forno de Algodres, e as Freguesias de Dornellas Forninhos e Penna-Verde, que formavam o antigo concelho de Penna-Verde seram desannexadas do referido concelho d'Algodres, e reunidas ao d'Aguiar da Beira da comarca de Trancoso.

Este Decreto foi publicado no Diario do Governo No. 141, de 17 de Junho de 1837.

Como vemos, embora "a Cabeca" ou sede de concelho, tivesse sido transferida, o concelho continuou a ser "d'Algodres" e as antigas vilas nao foram baixadas de categoria, pelo que deveriam continuar a ser, por esse titulo referidas!

domingo, abril 22, 2007

O ARCO DE "SOVERAL" (Sobral Pichorro)


Como resposta ao meu amigo e arqueologo: Dr. Pina Nobrega; http://olhandodaribeira.blogspot.com , aqui apresento novamente o arco do Sobral Pichorro. Embora a cruz nao seja muito semelhante a maioria da cruzes templarias, existe um selo ou emblema templario, que tem um escudo com cruz identico a este!

Ja escrevi sobre varias hipoteses da fundacao deste arco com o escudo, e bem assim sobre a capela de Santo Cristo, nas minhas entradas de 5, 9, 26 & 28 de Outubro de 2005 e em 25 de Marco de 2006. Podem ver nos meus arquivos, ou a ultima aqui: http://dalgodres.blogspot.com/2006/03/arco-romanico-capela-de-santo-cristo.html

Dem-me as vossas opinioes.

segunda-feira, abril 16, 2007

TEMPLARIOS no Soveral ?! (Sobral Pichorro)

Fotografia da estatua jacente, existente na capela de Santo Cristo. Obtida aqui:http://algodres.blogs.sapo.pt



Muito me tem intrigado, e sobre isto ja escrevi em:http://dalgodres.blogspot.com/2006/03/arco-romanico-capela-de-santo-cristo.html, um escudo com uma cruz, existente no arco romanico, que da entrada a umas humildes casas em Sobral Pichorro.
Ja tambem sugeri, que poderia ter sido entrada para casas outrora pertencentes a "cristaos-novos", mas vendo melhor quer me parecer ver neste arco, uma fundacao anterior ao seculo XVI.
Creio que este arco, e o que resta de outras construcoes muito mais antigas, e nada deve ter que ver com as actuais.

O escudo a que me refiro, tanto quando consegui apurar, nao tem nada que ver com nenhuma familia aristocratica.
Ja houve quem sugeri-se, que podera estar relacionada com alguma ordem religiosa, a qual podera ter estado tambem ligada a construcao da Capela de Santo Cristo, pelo facto de existir um escudo semelhante na fachada daquela capela.

No interior da referida capela, existe uma sepultura do suposto fundador, em que aparece uma rudimentar estatua jacente com alguem a abracar uma cruz, sem nenhum outro simbolo.
Nao se conhecendo a accao de nenhuma ordem religiosa, nem a existencia de nenhum convento nas antigas "Terras de Algodres", (excepcao o couto de Figueiro da Granja, mas mesmo ai, a accao da ordem beneditina foi so administradora e nao deixou vestigios materiais) queria tentar dar uma outra explicacao:
A capela e o arco romanico, poderam ter sido fundados por algum cavaleiro de uma Ordem Militar, provavelmente "Templario".

Existem em varios paises, sepulturas jacentes de cavaleiros templarios abracando cruzes, em todo semelhantes a esta sepultura da Capela de Santo Cristo.
Alem disso descobri recentemente que foi Grao-Mestre da "Ordem Templaria" em Portugal entre os anos 1273 - 1277 o cavaleiro "Beltrao de Valverde".
A familia "Beltao", originaria de Castela teve nesta povoacao um ramo familiar.

Pode ser a minha imaginacao a funcionar, mas tambem pode ser que ande perto da verdade!

segunda-feira, abril 09, 2007

Obras da Ditadura - Fonte de Infias

Fonte de S. Pedro e Santa Luzia - Infias, Fornos de Algodres. (fotografia da decada de 80 do seculo XX)


Depois de um pequeno interregno mais ou menos religioso, vou continuar a referir-me a outras obras edificadas na minha regiao,pelos governos da Ditadura e do "Estado Novo".

Salvo algumas poucas excepcoes, ate finais do primeiro quartel do seculo passado, quase todas as aldeias eram abastecidas de agua pelas antigas "fontes de mergulho ou chafurdo". foi durante o governo da ditadura 1926-33, que se tentou resolver este problema de abastecimento enquanto se resolviam tambem problemas sanitarios. Foram procuradas novas nascentes e encanalizada a agua para as povoacoes, onde foram construidas novas fontes e chafarizes.

Uma das muitas fontes, construidas no concelho de Fornos durante essa altura, foi esta que lhes apresento. E a fonte de Sao Pedro e Santa Luzia, fica situada junto a rua principal e perto da igreja, da antiga vila de Infias. Nela podemos ver algum trabalho de cantaria em granito, sendo composta por tres corpos; no central encontra-se uma cartela em que se encontra inscrito: "OBRA DA DITADURA" e nos laterais, dois medalhoes com as imagens dos santos referidos, em azulejo em tons de azul.
Esta fonte esteve muitos anos quase abandonada e os paineis de azulejo em ruina, felizmente foi recuperada o ano passado, pela restauracao da fonte e sua envolvencia, tenho que congratular a autarquia infiense.

segunda-feira, abril 02, 2007

Passover, Pesach, Pascoa!

Cabrito assado no forno; foto subtraida do "site" do Restaurante Unidos, situado quase em frente a Camara Municipal, na vila de Fornos de Algodres http://www.restauranteunidos.com.



Depois dos cristaos terem celebrado o "Domingo de Ramos", inicio da semana santa, que culminara com o Domingo de Pascoa, em que se celebra a ressureicao de Jesus.
Inicia-se hoje ao por do Sol, a vespera do primeiro dia do "Pesach"; a pascoa judaica. (os judeus iniciam as suas celebracoes a partir do por do Sol)
O povo judaico celebra a libertacao da escravatura do Egipto, "Pesach" que significa passagem; tem relacao com a ultima praga: "morte dos primogenitos". Tendo os judeus matado o cordeiro e com o seu sangue pintado os linteis das portas de suas casas, de acordo com as ordens de Moises, o anjo extreminador "passou" sobre estas casas e poupou os primogenitos dos judeus.
E tradicao nesta ceia da passagem, ou "Sedder", o consumo de cordeiro ou cabrito assado, de pao azimo e de ervas amargas.
Quem sabe nao tera raizes nestas tradicoes judaicas, a razao pelo que na nossa regiao, tambem e prato tradicional nesta epoca do ano, o cabrito e borrego assados no forno e bem assim os grelos de nabo e o esperregado!

Aos meus amigos quero deixar um convite; passem por Fornos de Algodres e provem o "cabrito ou borrego, assados ao modo de Fornos", iram gostar certamente! E ja agora porque nao tambem uma fatia de "folar"; bolo de ovos ou de azeite, com um bom naco de "Queijo da Serra"!

Para todos um feliz "Passover" e uma "Pascoa" com saude e alegria!