quarta-feira, agosto 31, 2005

NOMES DE FAMILIA II

Continuando a investigar os nomes e apelidos usados pela minha familia, consegui descobrir outros mais: Pratas, Metildes, Conceicao e Costa.
Pratas e Metildes nao tenho a certeza se sao apelidos ou alcunhas. Alguem me pode ajudar? Bem Hajam desde ja.

domingo, agosto 28, 2005

ALDEIA DAS CORTES 2


Continuando a falar das Cortes e da gente que fundou esta aldeia, nao poderia esquecer tambem as sepulturas antropomorficas que se encontram na proximidade, identificadas pelo trabalho de :( A.C.VALERA, Sepulturas Escavadas na Rocha de Fornos de Algodres) como sepulturas dos Cabecos-Vila Cha. Estas sepulturas sao conhecidas pela gente da minha terra e os meus familiares sempre me falaram delas, no entanto foi depois da publicacao deste trabalho que tive a curiosidade de as visitar, na altura da referida publicacao so se conheciam duas hoje conhece-se uma outra. De acordo com os arqueologistas estas sepulturas dos Cabecos junto a Aldeia das Cortes seram dos meados do seculo IX.

A ser assim e a estas sepulturas seram de cristaos, como afirmam os estudiosos (o que eu duvido) teriam sido de gentes da minha terra natal;"Vila Cha de Algodres" pois e a povoacao, com paroquia mais perto, pois como afirmei na outra entrada na Aldeia das Cortes (fundada entre os anos de 1527 e 1657) nunca existiu nenhuma capela ou outro lugar de culto cristao.

Entao estas sepulturas ou nao sao de cristaos, se sao de cristaos seram de fregueses de "Villa Cham de Algodres" e a Paroquia de "Na. Sa. das Bovas Novoas" data da idade media o que eu duvido mas muito gostaria que fosse verdade, ou entao estas sepulturas estaram relacionadas com a Aldeia das Cortes, sao muito mais recentes e entao ha um enorme erro na datacao das mesmas.

sábado, agosto 27, 2005

ALDEIA DAS CORTES 1


Vou hoje referir-me a uma antiga aldeia hoje despovoada e quase em ruinas, localizada junto a freguesia de Vila Cha de Algodres, mas dentro do termo da antiga vila e hoje freguesia de Figueiro da Granja, chama-se: "Aldeia das Cortes".

O Cadastro da Populacao do Reino de 1527, refere ja a existencia da povoacao de Vila Cha; era uma paroquia independente de invocacao de: "Na. Sa. das Bovas Novoas" sufraganea de Santa Maria de Algodres, tinha 15 moradores (fogos) e estava incluida no termo do concelho do antiquissimo concelho de Algodres. Tambem refere que a vila e concelho de Figueiro tinha 61 moradores (fogos) e nao tinha nenhum outro lugar ou povoacao agregada.

Passados 130 anos mais precisamente em 1657, ja se tinham formado no concelho de Figueiro da Granja as seguintes aldeias e quintas: Povoa do Crasto, povoacao com 8 fogos habitada ate a decada de sessenta do seculo XX, hoje deserta e em ruinas; A Aldeia das Cortes que chegou a ter 8 fogos que ja estava desabitada em 1938; A Quinta das Paradeiras que chegou a ter 4 fogos e a partir do seculo XVIII passou a desigar-se por: Quinta do Mateus; E a Quinta do Parrexil com 1 fogo que nao se sabe desde quando passou a chamar-se Quinta do Metildes.

Hoje vou-me referir unicamente a Aldeia das Cortes. Nao se sabe porque (e ai esta a minha suspeicao)a razao porque se fundou uma pequena aldeia (embora junto a boas terras de cultivo e a um caminho que creio medieval ou ate romano), tao perto (uns 200 metros em linha recta) de uma outra freguesia e paroquia: Vila Cha, ficando no entanto incluida numa outra situada a 3 km: Figueiro da Granja; pois o seu termo passa junto as primeiras casas daquela ultima freguesia?

Eu tenho como referi algumas suspeicoes; Entre 1527 e 1657, portanto aquando da fundacao da Aldeia das Cortes, passaram-se no nosso pais varios factos que estam relacionados com a minha teoria: O Edito de expulsao dos judeus, a conversao forcada de muitos milhares de pessoas de religiao Hebraica, a fundacao do tribunal da "Santa Inquisicao" (que de santa nao tinha nada) e as primeiras preseguicoes e condenacoes em "Autos de Fe" dos primeiros judeus.
Tanto quanto consegui apurar por informacoes dos meus avos que ainda ai conheceram habitantes, as pessoas que aqui residiram embora tambem se dedicassam a uma agricultura em pequena escala, dedicavam-se maioritariamente a profissoes mecanicas: sapateiros, alfaiates, e artesaos.
Nesta aldeia nao existe nem nunca existiu, nenhuma capela, oratorio, cruzeiro, alminhas, ou outro qualquer simbolo cristao.
Alem disso existiu ate cerca de 1950 uma pedra ou lapide com letras ou simbolos que infelizmente, foi colocada por pessoa de pouca cultura, na construcao de um poco. Isto contra a vontade e o repudio de gente da minha terra natal (Vila Cha) entre as quais a professora do meu pai.(seria de grande utilidade que essa pedra hoje existisse)

Pelas razoes apontadas e por outras que noutra entrada me referirei, creio firmemente sem receio de ser desmentido, que esta pequena Aldeia das Cortes, foi fundada por CRIPTO-JUDEUS ou Cristaos Novos como a nossa historia os identifica. Pro aqui me fico hoje, hoje esperando contribuicoes ou comentarios para ajudar a complementar a minha teze, ou provas documentais e arqueologicas que a possam desmentir.

terça-feira, agosto 23, 2005

COMO EU ENTENDO OS COLONOS JUDEUS

Eu assim como muitos outros entendo perfeitamente a revolta e o desespero, desses colonos judeus despejados das suas casas e despojados dos seus haveres.
Como a historia se repete por todo o lado e o homem sem nunca aprender as suas licoes.
Eu e a minha familia vivemos algo semelhante e talvez bastante mais doloroso, quando despojados dos haveres conseguidos com muito trabalho e sacrificio, regressamos ao nosso torrao natal e ai fomos rotulados, apontados e ate invejados pelos nossos compatriotas.
Que culpa tivemos nos quando nos afirmaram durante centenas de anos, que as antigas colonias eram parte integra de Portugal pluri-continental, tivemos a mesma culpa que tem agora estes colonos de Gaza e da Cisjornania quando lhes disseram que a terra que habitaram, modificaram e transformaram fazendo do deserto um jardim, era parte integrante do grande Israel.
Como eu sofro e entendo essa gente.

FOLAR DA PASCOA OU CERIMONIAL CHALLAH

Nas nossas "Terras de Algodres" existe mas com tendencia a acabar, devido aos modernos tempos, um costume antigo de os padrinhos oferecerem aos afilhados em dia de pascoa e tambem mais antigamente em dia de todos os santos; o folar.
Este folar consiste do nosso tradicional bolo de ovos, ou de azeite, confecionado com farinha de trigo, ovos de galinha, azeite, abobora, um pouco de leite e fermento.
Este folar e consumido especialmente pela nossa gente em geral pela epoca da pascoa, sendo normalmente acompanhado pelo gostozissimo queijo de de leite de ovelha produzido no nosso concelho desde tempos imemoriais, conhecido em todo o nosso pais e bem assim no estrangeiro, com o nome de "Queijo da Serra da Estrela".
Ora aconteceu que quando emigrei para os Estados Unidos da America, foi trabalhar para uma panificadora propriedade de duas familias judaicas, e foi ai que me dei conta que nas suas epocas festivas e bem assim na vespera do "sabath" (sabado judaico} se confecionavam grandes quantidades de um pao que eles chamam "challah" com o feitio e paladar em todo semelhante aos nossos beiroes folares.
Isto chamou imediatamente a minha atencao e entao investigando cheguei a conclusao de que os nossos bolos da pascoa, sao de facto os herdeiros deste pao cerimonial que os judeus consumem, pelo "passover" (pascoa}, pelo "yuon kipur" {dia do perdao}, pelo "chanuka" {festa das luzes}, e muito especialmente no "sabath" (sabado judaico}.
Esta receita tera passado para os cristaos, pelos judeus conversos a partir do seculo XVI.
A particularidade deste nosso folar ou bolo da pascoa e o facto dele ser ligeiramente alongado e ser isento de acucar, o que o faz diferente de todos os outros folares, que pelo resto do nosso pais se confecionam, nessa epoca festiva tanto para cristaos como para os judeus.
Aqui temos uma outra tradicao que nos foi legada por estes portugueses que devido ao fanatismo dos nossos reis e a intolerancia da igreja catolica entre os seculos XVI e XVIII, tiveram que emigrar e assim tornar mais ricas outras nacoes e os que nao puderam tiveram que se converter forcadamente,sendo muitos deles queimados na fogueira da inquisicao, felizmente que resistiram uns poucos na vila de Belmonte aqui na nossa Beira Interior.

segunda-feira, agosto 22, 2005

CASA DE CRIPTO-JUDEU


Caros amigos quando acerca de 15 anos atraz tirei esta foto, nunca imaginei que hoje estaria a falar sobre ela, tirei a foto porque a sua arquitectura desta casa me interessou.
Depois de me ter instruido acerca dos judeus convertidos a forca ou pela necessidade hoje posso afirmar sem grandes riscos de ser desmentido que esta casa situada na Rua de S.Salvador na vila de Fornos de Algodres, foi construida ou reconstruida por um antigo judeu convertido.
Numa pedra colocada na fachada ao lado esquerdo da porta foi esculpida uma cruz latina em alto relevo e gravada a seguinte inscricao que recentemente foi avivada a negro em que se pode ler: LOUVADO SEJA O SANTO SACRAMENTO 1655.

Ora tudo coincide, a data e precisamente quando a inquisicao era mais severa e portanto, quando era essencial afirmar por todas as formas que se era cristao. O proprietario desta casa deveria ser pessoa de algumas posses;(os judeus sempre foram gente mais ou menos rica e instruida} para poder mandar fazer esta lapide, porque a maioria unicamente mandava ou esculpia pequenas cruses ou outros simbolos cristaos nas pedras ja existentes de suas casas. Os cristaos-velhos nunca tiveram necessidade de fazer tal prova de fe.

sábado, agosto 20, 2005

DE FERIAS

Tenho estado de ferias, por isso este projecto que comecei sofreu algum interregno. Entretanto vieram-me a mente varios factos, que foram ja por outros mais eruditos explorados:
Sabem os meus amigos de onde vem o facto tao peculiar de entre nos os "Algodrenses" e bem assim creio que entre grande parte dos nossos "patricios", de nunca cruzarem os bracos quando dois pares de pessoas se cumprimentam? Pois meus amigos vem dos judeus convertidos "cristaos novos" ou cripto-judeus, pois embora aparentassem cumprir os deveres de um bom cristao, nao deveriam nunca fazer nada que lhes lembra-se a cruz de Cristo e portanto nao cruzavam as maos, argumentando que dava azar. Este seu habito com o passar do tempo, foi generalizado pela nossa gente e por uma grande parte da populacao portuguesa.

sexta-feira, agosto 12, 2005

NOMES DE FAMILIA

Investigando os nomes usados pelos judeus ou cripto-judeus portugueses, descobri por curiosidade que todos os apelidos conhecidos, usados pela minha familia foram tambem usados por esse povo, aqui vao: CARDOSO, LOPES, ALMEIDA, ESPIRITO SANTO. Sera que tenho ascendentes judeus?

quinta-feira, agosto 11, 2005

APRESENTACAO

Sou Natural das antigas Terras de Algodres, hoje concelho de Fornos de Algodres, gosto de investigar a historia das nossas Terras. Como em tudo o que ate hoje foi publicado, nada existe que faca referencia ao povo Hebraico no nosso concelho, e como se sabe que nesta regiao viveram e deixaram testemunhos, decidi iniciar a investigacao sobre o assunto. Quero pedir a ajuda de todos , princialmente de todos os peritos nesta materia.
Todos nunca seremos demais para levar-mos a bom porto este barco.
Desde ja o bem sincero e bem Beirao.
Bem Hajam

Sera que houve Judeus por ca

Creio que houve Judeus nas Terras de Algodres, vou tentar encontrar pistas, preciso da vossa ajuda.